Haloterapia

 

A Terapia do Sal proporciona momentos especiais de leveza e relaxamento. Resgata a saúde, melhora a respiração, trata problemas de pele e harmoniza a mente. Tudo de forma segura, dentro de uma aconchegante sala inteira coberta de sal.

O que é?

A Haloterapia é um tratamento da medicina integrativa e complementar, que consiste basicamente em utilizar uma sala com cerca de 5 toneladas de sal in natura. O Halogerador é um equipamento essencial na terapia que microparticulariza o sal especialmente trazido da Holanda.

Durante a sessão, os pacientes, enquanto relaxam, inspiram a névoa do sal produzida pelo equipamento halogerador. O sal em micropartículas é aspirado e penetra profundamente nas vias respiratórias superiores e inferiores, alcança os pulmões, chega aos brônquios e promove excelente resultado terapêutico.

A atmosfera salina, livre de agentes alérgenos e poluentes, oferece o ar mais puro que se pode respirar e combate das doenças mais graves que atingem o sistema respiratório, como bronquiectasia e fibrose cística, até as doenças mais comuns e conhecidas como bronquite, rinites, sinusite, asma, gripes, resfriados entre outras de diferentes graus de intensidade e gravidade, atuando, ainda, como auxiliar de tratamento em casos de pneumonia.

O sal muito fininho também melhora os problemas de pele, alergias, eczemas, psoríase, entre outras, e ainda aumenta a imunidade, trazendo descanso e profundo relaxamento emocional, mental e físico.

Os 45 minutos de cada sessão tranquilizam, equilibram o humor e renovam a disposição.

A principal diferença da Haloterapia nos tratamentos é que ela é totalmente natural, sem uso de drogas químicas, sem efeitos colaterais e sem contraindicações. Por isso, é muito aconselhável para todas as idades de crianças a idosos.

Uma curiosidade é que comumente uma sessão de Haloterapia é comparada a vários dias de férias numa praia paradisíaca. Em função da associação com os benefícios naturais da maresia e da sensação de profundo relaxamento, bem-estar e harmonia que a experiência promove, o bem-estar e o alívio respiratório que as praias promovem são sentidos, naturalmente, nas sessões da Terapia do Sal.

Além disso, o microclima salino é rico em agentes microbianos. Durante as sessões terapêuticas, o sal triturado passa por um processo de perda de prótons e aumento de ânions. Nesse momento é que ocorre a benéfica ionização negativa que inunda toda a caverna de sal.

No dia a dia, a ionização positiva toma conta dos ambientes. As pessoas, o tempo todo, são bombardeadas com a exposição à intensa interferência da ionização positiva que, comprovadamente, prejudica a saúde humana. Essa ionização prejudicial vem do contato com aparelhos elétricos, TVs, celulares, tablets, computadores que, dependendo do uso excessivo, podem causar doenças graves no ser humano.

Ao contrário, os íons negativos que são considerados como “vitaminas do ar”, promovem a experiência de reequilíbrio pela absorção dessa ionização. Esse processo acalma as emoções, devolve o otimismo, resgata o bom-humor, alivia as tensões e melhora a saúde física com o profundo relaxamento e descanso que gera.

Na natureza, a ionização negativa é predominante em ambientes como cachoeiras, ondas do mar, alto de montanhas, em fortes ventanias, nas correntezas intensas de rios, nas tempestades que pelos raios, ionizam negativamente o planeta e causam aquele sensação posterior de leveza e bem-estar. .

Enquanto se absorve o sal puro e pleno de íons negativos, o organismo libera endorfinas e o paciente experimenta profundo alívio do estresse, uma grande sensação de prazer e extremo bem-estar. Esse é outro delicioso benefício da terapia.

Logo nas primeiras sessões, o usuário já sente a liberação das vias respiratórias, enquanto cumpre o protocolo que lhe é adequado.

Quando é indicada?

A Haloterapia é recomendada como Terapia Complementar e Integrativa para as principais doenças respiratórias, dermatológica e sofrimentos emocionais. A Terapia do Sal ajuda a tratar:

  • Problemas de asma
  • Infecções frequentes do ouvido
  • Sinusite,
  • Bronquite crônica
  • Rinite alérgica,
  • Gripe e resfriado,
  • Tosse do fumante,
  • Infecções respiratórias
  • Alergias.
  • Problemas de pele como eczema e psoríase.
  • Estresse.
  • Distúrbios psicológicos do sistema nervoso,
  • Fadiga
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Insônia
  • Ronco
  • Apnéia

A Haloterapia, ao cuidar das emoções, ajuda a promover tranquilidade mental e, por tal razão, se torna natural o aumento da capacidade de concentração, atenção e raciocínio lógico.

Ao estimular relaxamento profundo, controla a hipersensibilidade emocional, ajuda no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele e exerce uma influência positiva sobre o sistema imunológico do corpo, melhorando a resistência do organismo.

Recomendações para a Haloterapia

A Haloterapia é uma terapia não invasiva e segura, com poucas sensações colaterais identificáveis: raros casos de formigamento na garganta ou coceira nos olhos.

Entretanto, não é indicada na fase aguda de doenças respiratórias, infecções e gripes acompanhadas de estados febris ou hemorragias, insuficiência cardíaca grave, hipertensão descontrolada ou em estágio II B, assim como não é adequada para pessoas sob tratamento quimioterápico ou com sistema imunológico deprimido.

 

Programas personalizados a sua necessidade

A Spazziom possui 4 tipos de programas de sessões Haloterapia com o intuito de oferecer o pacote ideal para cada pessoa. Conheça abaixo e escolha o melhor programa para a suas necessidades.

Veja artigos relacionados à Haloterapia