Massagem para gestante

 

Mamãe e bebe merecem um cuidado especial que acalma, protege e relaxa.

O que é?

Uma drenagem linfática adaptada para gestante, que ajuda o relaxamento corporal e a eliminação do inchaço corporal. A massagem para gestantes é uma massagem diferenciada, pois é feita com cuidados especiais e toques suaves.

A massagem só é realizada após o primeiro trimestre de gestação e toma diversos cuidados com a posição da mamãe. Ela é realizada em decúbito dorsal (barriga para cima) com apoio de almofadas sob os joelhos.

Do quarto ao sexto mês essa posição é possível apenas durante 30 minutos de massagem. Também pode ser empregada a massagem em decúbito lateral. Já do sexto ao nono mês, é realizada em decúbito lateral esquerdo para o conforto da mamãe e bebê, tudo é feito com apoio de travesseiros para a barriga.

Com o relaxamento da mamãe, o bebê fica menos agitado dentro da barriga.

Quando é indicada?

Indicada para gestantes a partir do terceiro mês de gestação. Os benefícios são inúmeros:

  • Melhora a irrigação da pele;
  • Atua na elasticidade da pele prevenindo a formação de estrias;
  • Alívio das dores lombares;
  • Diminuição do inchaço nas pernas;
  • Auxilia o retorno venoso;
  • Estimula a circulação sanguínea e linfática.

Recomendações sobre a massagem para gestantes

Recomenda-se fazer uma sessão por semana até o fim da gravidez e é aconselhável continuar pós parto para eliminar os possíveis líquidos que ficaram da gestação. Existem contraindicações em casos de gravidez de risco, hipertensão descontrolada, insuficiência renal, trombose venosa profunda e doenças relacionadas ao sistema linfático. Além disso, mulheres com a placenta baixa ou gravidez de gêmeos devem ter o caso analisado individualmente pelo obstetra.