Saiba mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa

Ao contrário da Medicina Ocidental, a Medicina Chinesa é uma ciência fundada sobre a experiência empírica acumulada e divide os medicamentos de acordo com as suas propriedades e ações. Saiba mais aqui.

A Medicina Tradicional Chinesa(MTC), tem por princípio básico a teoria da corrente vital do corpo que circula pelo organismo através de canais, chamados de meridianos, os quais teriam ramificações que os conectariam aos órgãos.

Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.

Métodos da MTC

Os principais métodos de tratamento da medicina tradicional chinesa se dividem em sete técnicas basicamente: 1. Tui Na ou Tuiná (推拿)
2. Acupuntura (針疚)
3. Moxabustão (艾炙)
4. Ventosaterapia (拔罐)
5. Fitoterapia chinesa (中药)
6. Terapia alimentar chinesa (食療)
7. Práticas físicas: exercícios como as atividades marciais.

Como é feito o diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa?

Antes de tudo, vale relembrar que para a MTC, o importante é a causa da doença e por isso é necessário antes de começar o tratamento realizar uma investigação precisa dos sintomas relatados pelo paciente.

O médico especialista poderá destacar alguns pontos para entender melhor os sintomas:

  • Alimentação
  • Pulso
  • Língua
  • Transpiração
  • Odores
  • Condições climáticas do ambiente em que se vive

Depois desta análise detalhada do indivíduo, o terapeuta especializado em MTC irá realizar um tratamento de acordo a necessidade do cliente, podendo utilizar algumas das terapias citadas acima como a Fitoterapia chinesa ou a acupuntura. É possível ainda que o terapeuta indique ao cliente realizar uma dieta específica e alguns exercícios terapêuticos chineses.

Quando a Medicina Tradicional Chinesa é indicada?

A combinação dos métodos terapêuticos da medicina chinesa é indicada para diversas patologias: musculo-esquelético, como a lombalgia, dor ciática, dor na cervical, também na área de aparelho digestivo contra gastrite e obstipação.

Outra área que se beneficia muito dos resultados é o sistema nervoso como o estresse e depressão além de problemas respiratórios, que podem ser integrados com a técnica de Haloterapia.

A Medicina Chinesa, na sua complexidade, provou a sua eficiência no decorrer dos séculos, assim como na atualidade. Apresenta bons resultados em muitas enfermidades com vantagens acentuadas. São econômicas, seguras e sem efeitos colaterais.

Saiba mais enviando uma mensagem para nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *