Tao, em chinês, pode se traduzir como trilha, caminho, estrada. Na Acupuntura o TAO da o direcionamento para o equilíbrio e bem estar do paciente.
A Acupuntura é a inserção de agulhas em pontos pré-definidos do corpo com efeito terapêutico. As técnicas de tratamento podem, ou não, somar-se a outras técnicas como a ventosa ou a fitoterapia chinesa. A TAO Acupuntura objetiva a regulação energética dos meridianos que nutrem a energia vital.
Utilizando esse conhecimento, a saúde fisiológica é evidenciada pelo equilíbrio do Yin e Yang (princípio feminino e masculino universal).
Para a Medicina Tradicional Chinesa se estes elementos estão desequilibrados, as enfermidades surgem e o corpo entra em desarmonia.
Para restaurar a saúde, é preciso haver uma ruptura no fluxo do Yin e Yang e com a acupuntura isso é feito por agulhas inseridas no corpo nos pontos exatos dos meridianos por onde transitam a energia.
Com o equilíbrio dos elementos restabelecidos, a força do Tao pode fluir livremente no corpo trazendo a harmonia e a cura. Na maioria das vezes, os resultados são percebidos de imediato.
A energia vital — ou a força da vida –, que é conhecida na medicina chinesa como Qi, flui no nosso corpo através dos chamados meridianos da acupuntura e está presente em todos os órgãos do nosso corpo.
Na acupuntura, sabemos que energias internas ou externas podem atrapalhar nossa energia e desregular as funções do nosso corpo. Os meridianos na medicina chinesa são os “caminhos” que circulam por todos os órgãos e estão relacionados com cinco elementos da natureza. Esta relação é conhecida como a Teoria dos Cinco Elementos, que fala da existência de uma relação fisiológica entre os órgãos e cinco elementos principais presentes na natureza: água, fogo, madeira, metal e terra.
Como cada órgão pertence a um elemento, conheça abaixo os órgãos principais e seus elementos:
O mecanismo de ação da acupuntura comprova-se pela sua participação nos sistemas nervosos centrais e periférico com a liberação de substâncias, hormônios e também pela liberação de neurotransmissores, desencadeando respostas às mais diferentes patologias.
Mas, para o acupunturista, a visão é muito mais abrangente do que apenas a inserção de uma agulha no paciente. Há uma interação com o meio, os canais e a energia do paciente.
Se você quer saber mais informações, entre em contato com o Spazziom e agende sua sessão.