A fitoterapia chinesa é um dos ramos mais importantes dentro da Medicina Tradicional Chinesa. Há mais 5.000 anos, utiliza-se de plantas, cogumelos e outros materiais para reequilibrar o corpo, além da preservação da saúde. Conheça mais sobre essa modalidade.
A fitoterapia chinesa (中药) é uma das modalidades de tratamento adotadas pela Medicina Tradicional Chinesa. Apesar de o ideograma chinês ser geralmente traduzido como “fitoterapia” ou “medicina herbal”, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral na elaboração de suas fórmulas.
A grande preciosidade dessa técnica é a singularidade de cada ingrediente da formula, como eles possuem características energéticas específicas, classificada de acordo com a natureza, sabor, direcionamento e seu grau de toxicidade, devem ser conduzidos e aplicados de forma correta.
Como o tratamento visa sempre a origem da dor/problema, a prescrição do fitoterápico, é elaborada de forma exclusiva e individual para cada paciente. Outro diferencial da fitoterapia chinesa é que como ele=a trata o problema como um todo, existe o mínimo de efeito colateral no corpo e ainda fortalece o organismo para preservar a saúde.
A Fitoterapia Chinesa possui um acervo de milhares de plantas cujos princípios ativos tratam desde simples dores até doenças de fundo emocional bastante complexas. É administrada por meio de chás, cápsulas, tinturas, cremes e outras formas que, associadas, resultam em fórmulas de grande poder curativo.
É importante ressaltar a importância da fitoterapia ser administrada e indicada por um profissional especializado em Medicina Tradicional Chinesa, pois o conhecimento destas combinações e proporções é fruto de milhares de anos de experimentação e pesquisa.
Se quiser conhecer mais sobre a Fitoterapia Chinesa, entre em contato e saiba mais.